ARTIGO

O QUE É AÇO

Na natureza o ferro é encontrado na forma de seus óxidos (minério de ferro), sendo os mais comuns o Fe2O3 e Fe3O4.
Através do processo da reação do minério de ferro com o carbono (obtido do carvão ou coque) obtém-se então o ferro puro que é chamado de ferro gusa.

Nas usinas siderúrgicas, o ferro gusa é purificado e então são adicionadas diversas ligas, sendo o produto obtido chamado de  Aço. Então o aço é basicamente uma liga de ferro, carbono e outros elementos.

O carbono é um dos principais constituintes do aço e influencia consideravelmente em suas propriedades e características.
A soldabilidade dos aços é muito dependente do teor de carbono. Quanto maior o teor de carbono mais difícil é a soldagem.

Classificação dos aços
Aço carbono:

 
Quanto maior for o teor de carbono, maior também será a sua temperabilidade. Aços com médios teores de carbono são usados principalmente para fabricação de eixos, engrenagens, chavetas, pinhões, etc.

Os aços de alto carbono são de difícil soldabilidade Resultam em maior resistência a tração e maior dureza e são temperáveis. São usados para fabricação de molas, brocas, serras, etc.

Os aços com maior teor de carbono (> 0,65%), chamados de aços ferramenta, são usados para a fabricação de ferramentas, matrizes, etc.
Em razão ao seu teor de carbono, sua soldabilidade com eletrodos comuns é praticamente impossível, devendo ser usado eletrodos especiais.

Aços ligados


 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

CARTÃO BNDES

Compre em até 48x toda a linha de ELETRODOS DENVER com toda facilidade.

CERTIFICAÇÕES

CERTIFICADO DE QUALIDADE PRODUTOS DENVER

Digite abaixo o número de série

REPRESENTANTES

Em todo o Brasil

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Em todo o Brasil