ARTIGO

SOLDABILIDADE DOS AÇOS MÉDIO e ALTO CARBONO

Os aços com maior teor de carbono podem apresentar uma tendência a trincas ou rachaduras no metal base, muito especialmente tratando-se de chapas grossas.
O pré aquecimento da peça e o emprego de eletrodos baixo hidrogênio minimizam esta tendência. O alto teor de carbono contribui também para a geração de poros e, em alguns casos, de asperezas na superficie da solda.

Por todos os motivos indicados, na soldagem destes tipos de aços devem se observar as precauções quando aparecem trincas ou poros ou quando se manifesta tendência a zonas endurecidas e quebradiças adjacentes a junta soldada.

Ao soldar estes aços, a temperatura de pre aquecimento deve ser mantida durante todo o processo e, ao concluir a soldagem deve-se resfriar a peça lenta e uniformemente até a temperatura ambiente em um local fechado, sem correntes de ar.
Quando a peça for pequena o resfriamento pode ser feito cobrindo a mesma com cal, asbesto, etc.
Quando aparecer zonas duras, pode-se recozer o aço a uma temperatura de 590 a 650°C.
Eletrodos para soldagem de aços de médio e alto teor de carbono
Abaixo estão algumas recomendações para o emprego de eletrodos:

  1.     Tratando-se de chapas finas, de 2mm ou menos, pode-se soldar facilmente sem precauções especiais com os eletrodos  PTW 2.07,  PTW 2.32 e Platinum H4R.
  2.     Se as peças ou chapas aparentam ser fáceis de soldar após um teste de soldabilidade, pode-se empregar os procedimentos normais de soldagem utilizando os eletrodos  PTW 2.07,  7024.
  3.     Quando se tem a necessidade de usar eletrodos de alta penetração, como os celulósicos, (PTW 2.03), o soldador deve aplicar a técnica de arco curto e movendo o eletrodo de forma intermitente (aproximando e afastando, sem interromper o arco). A necessidade de utilizar este eletrodo podem ser os trabalhos de posições forçadas ou fora de posição, tanto em obras de montagem como reparos.
  4.     Quando apresentam problemas de trincas ou zonas endurecidas e quebradiças em torno do cordão de solda deve-se usar diretamente os eletrodos baixo hidrogênio PTW 2.32, Platinum H4R, PTW 3.58. Estes eletrodos de baixo hidrogênio são especialmente indicados para prevenir fissuras sob o cordão, devidas a fragilidade pela ação do hidrogênio: contribuem para prevenir as fissuras na soldagem ou no metal depositado.
  5.     Se ao usar os eletrodos baixo hidrogênio e mesmo assim apresentar trincas, é necessário então fazer o pré aquecimento da peça a temperaturas que variam segundo o tipo de aço (teor de carbono) e segundo a espessura da peça desde 21 até 427°C.
  6.     Nos casos onde ocorrem trincas e seja impraticável o pré aquecimento ou seja impossível fazê-lo devido a natureza da peça, pode-se recorrer ao PTW 4.18 que é um eletrodo de aço inox austenítico, cujo depósito não se endurece. Obtém-se as mesmas vantagens dos eletrodos baixo hidrogênio, adicionando-se que o depósito é mais ductil e tenaz e não se endurece por resfriamento rápido.Se tomando todas as precauções indicadas ainda continuam ocorrendo as trincas, se recomenda pre aquecer a peça e soldar com o eletrodo inoxidável mencionado acima.


SUPORTE

CATÁLOGOS

MANUAIS DOS EQUIPAMENTOS

SEGURANÇA

Compre em até 48x toda a
linha de ELETRODOS DENVER

CERTIFICAÇÕES

Orientações das codificações para emissão de certificados

CERTIFICADO DE QUALIDADE
PRODUTOS DENVER

SELECIONE A MARCA E DIGITE O CÓDIGO DE SÉRIE DO PRODUTO (letras e números)

Oi, eu sou o mascote da Denver. Clique aqui para me conhecer.

Mascote Denver